Os alunos da
professora Diana Morona que participam do Clubinho de Matemática realizaram
atividades práticas para entender um conteúdo que normalmente não gostam de
estudar. Para isso, cortaram pizzas, analisaram e discutiram as frações
representadas por suas partes. Segundo a professora: “O objetivo da atividade era aprender sobre
fração e nada melhor que usar uma pizza para mostrar exemplos. Foi neste clima
de descontração e aprendizado que os alunos do clubinho foram entendendo um
pouco mais sobre as frações e suas operações.”
As professoras de
matemática aproveitarão a entrega de boletins do 2º Bimestre para apresentar
aos pais os objetivos e o funcionamento do Clubinho de Matemática. Como o projeto é novo, é preciso esclarecer os
pais sobre a importância da participação dos filhos nessas atividades.
Texto encontrado em um livro
didático do professor Dante:
Geralmente, quando as pessoas vão
se divertir, sair em grupo e fazer demais atividades com amigos e colegas,
podem se deparar certas vezes com situações onde aparecem as frações.
Uma ida a pizzaria, por exemplo, nos permite perceber como é dividida a pizza,
em partes iguais, ou seja, a pizza que é a parte inteira é dividida em outras
partes denominadas partes fracionadas. Comumente a pizza é dividida em 8
partes iguais, sendo que cada parte é denominada 1/8 (um oitavo); nós não temos
o costume de chegar a pizzaria e falar com alguém que está a mesa “me dê 3/8
(três oitavos) de pizza”. Na verdade todos nós pedimos 3 pedaços de
pizza, e nem chegamos a dizer “me dê 8/8(oito oitavos) da pizza”, pedimos logo
a pizza inteira pois 8/8 quer dizer uma parte inteira.
Outra situação interessante em
que deparamos com frações é quando estamos diante de uma receita, por exemplo,
onde aparece na lista de ingredientes. Veja: 1/2 xicara de chá de açúcar … ou
3/4 de colher de açúcar, e tantas outras.
Sabemos que 1/2 xicara de chá de
açúcar quer dizer a metade de uma xicara de chá de açúcar, e certamente não
associaremos a uma fração o que realmente podemos identificar como a metade.
Agora além dos exemplos anteriores, podemos fazer a associação das partes
fracionadas, a um assunto que é muito conhecido no nosso dia a dia que é a porcentagem.