domingo, 11 de agosto de 2013

CLUBINHO DE MATEMÁTICA APRENDE FRAÇÃO COM PIZZA.


 Os alunos da professora Diana Morona que participam do Clubinho de Matemática realizaram atividades práticas para entender um conteúdo que normalmente não gostam de estudar. Para isso, cortaram pizzas, analisaram e discutiram as frações representadas por suas partes. Segundo a professora:  “O objetivo da atividade era aprender sobre fração e nada melhor que usar uma pizza para mostrar exemplos. Foi neste clima de descontração e aprendizado que os alunos do clubinho foram entendendo um pouco mais sobre as frações e suas operações.”
As professoras de matemática aproveitarão a entrega de boletins do 2º Bimestre para apresentar aos pais os objetivos e o funcionamento do Clubinho de Matemática.  Como o projeto é novo, é preciso esclarecer os pais sobre a importância da participação dos filhos nessas atividades.


Texto encontrado em um livro didático do professor Dante:
Geralmente, quando as pessoas vão se divertir, sair em grupo e fazer demais atividades com amigos e colegas, podem se deparar certas vezes com situações onde aparecem as frações. Uma ida a pizzaria, por exemplo, nos permite perceber como é dividida a pizza, em partes iguais, ou seja, a pizza que é a parte inteira é dividida em outras partes denominadas partes fracionadas. Comumente a pizza é dividida em 8 partes iguais, sendo que cada parte é denominada 1/8 (um oitavo); nós não temos o costume de chegar a pizzaria e falar com alguém que está a mesa “me dê 3/8 (três oitavos) de pizza”.  Na verdade todos nós pedimos 3 pedaços de pizza, e nem chegamos a dizer “me dê 8/8(oito oitavos) da pizza”, pedimos logo a pizza inteira pois 8/8 quer dizer uma parte inteira.
Outra situação interessante em que deparamos com frações é quando estamos diante de uma receita, por exemplo, onde aparece na lista de ingredientes. Veja: 1/2 xicara de chá de açúcar … ou 3/4 de colher de açúcar, e tantas outras.
Sabemos que 1/2 xicara de chá de açúcar quer dizer a metade de uma xicara de chá de açúcar, e certamente não associaremos a uma fração o que realmente podemos identificar como a metade. Agora além dos exemplos anteriores, podemos fazer a associação das partes fracionadas, a um assunto que é muito conhecido no nosso dia a dia que é a porcentagem.

ARQUIVOS

VISUALIZAÇÕES

RECADO AOS PAIS

Comunicamos aos pais e alunos que os comentários, dúvidas, críticas e sugestões sobre os trabalhos desenvolvidos em nossa escola podem ser postados no blog ou preferencialmente enviados para o e-mail blogeducacao.cocal@gmail.com.

Todas as imagens postadas são cuidadosamente selecionadas e têm como objetivo enaltecer os trabalhos desenvolvidos por nossos professores e alunos. Caso alguma imagem desagrade os pais, responsáveis ou o próprio aluno, favor entrar em contato com a escola.

Marcadores

Ano 2015 (75) Ano 2016 (2)