Os alunos assistiram mais quinze minutos do documentário "Além do Peso". Infelizmente o projetor estranhou e usei um outro acoplado ao notebook, mas o som não era bom e tive que explicar.
O foco de hoje foi calcular a quantidade de açúcar que há em garrafas de 600 ml e de 2 litros. Colocamos as quantidades certas de açúcar nas garrafas para os alunos poderem visualizar. Para ter o peso certo eu passei num mercado e pedi que pesassem as quantidades exatas.
Pedi para os alunos estimarem a quantidade de açúcar que havia nas garrafas. Curiosamente os alunos erraram muito suas estimativas: os alunos do grupo 2 acharam que havia 10 gramas para uma quantidade de 60 gramas e os alunos do grupo 1 acharam que havia 200 gramas para a mesma quantidade. Sabemos que quando um aluno dá uma opinião, os demais o seguem. Fiquei impressionada com os erros de estimativa deles: uns para muito menos e outros para muito mais.
Também fiz uma reflexão porque os alunos do grupo 1 manifestaram dificuldades quando eu falava em gramas e mililitros e pedia para comparar as quantidades das duas garrafas. Uma das alunos chegou a dizer que estava deixando de gostar de matemática! A reclamação deles era porque nunca estudaram essas medidas e realmente falhamos nesse sentido. Insisti com as explicações e eles começaram a compreender. Mas, fiquei um pouco preocupada...
Foi muito interessante visualizar a quantidade de açúcar que há em cada garrafa. Alguns ficaram impressionados.